Curso Objetivo

Login ou senha incorretos
0800 77 00 189                

Prova de redao do Vestibular do ITA vai ter peso de exatas


23/08/2018
Instituto Tecnolgico de Aeronutica

O Vestibular 2019 do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) está com inscrições abertas e, a partir desta edição, apresenta novidades. As principais mudanças foram anunciadas para o Exame de Escolaridade, que antes acontecia em etapa única, agora contará com duas fases.

Inscreva-se para o Vestibular do ITA

Uma outra alteração anunciada neste vestibular é o peso de cada matéria na nota final das provas. A Redação passou a ter um peso maior, representando 20% da nota final, dobrando sua importância na prova teórica. Já o valor da prova objetiva de Língua Portuguesa caiu de 15% para 5%.

Assim, no cálculo final das duas etapas do Vestibular do ITA, a Redação terá o mesmo valor que as disciplinas de exatas.

O cálculo da média final dos candidatos será feito da seguinte forma:

Fase Matéria Percentual
1ª Fase Prova Objetiva 20%
2ª Fase Matemática 20%
Física 20%
Química 20%
Redação 20%
Média Final 100%

Consideranto uma escala de 0 a 100, cada questão da primeira fase, exceto inglês, corresponde a 0,417 pontos e cada questão dissertativa, ou seja da segunda fase, equivale a 2 pontos. A Redação, por sua vez, vale 20 pontos e a matéria Inglês tem apenas caráter eliminatório.

Antes das mudanças, o peso da nota de redação era bem inferior, se comparada com a área de exatas. Veja como era e como ficou:

  Modelo Anterior Novo Modelo
Matemática 25% 25%
Física 25% 25%
Química 25% 25%
Redação 10% 20%
Língua Portuguesa 15% 5%
Língua Inglesa 0% 0%

A primeira fase do Exame de Escolaridade será realizada no dia 23 de novembro, uma sexta-feira, com quatro horas de duração. A prova terá 60 questões objetivas de Física, Português, Inglês, Matemática e Química, com 12 questões cada disciplina.

Os classificados na primeira fase farão a segunda nos dias 10 e 11 de dezembro, uma segunda e terça-feira, também com quatro horas de duração cada dia. A etapa será composta por questões discursivas e redação.

1º Dia: 10 questões discursivas de Matemática e 10 de Química
2º Dia: 10 questões discursivas de Física e uma Redação

Outras datas

O resultado do Exame de Escolaridade do Vestibular do ITA será publicado em 21 de dezembro. Os aprovados participarão da Inspeção de Saúde (IS) entre os dias 14 e 18 de janeiro de 2019, na sede do instituto em São José dos Campos.

No dia 25 de janeiro será liberado o resultado final, com a lista de estudantes aptos à matrícula. Mais informações no site do Vestibular do ITA.

Fonte: UOL Vestibular