Página Inicial Busca
Você está em: Curso Objetivo / Vestibular / Carreiras e Profissões / Direito

Direito


TV WEB Assista a palestra "Futuro da Advocacia e Novos Mercados" com o Prof. Dr. Luiz Flávio Borges D'Urso

O advogado recebe uma formação multidisciplinar, de tal forma que, ao atingir o bacharelado, estará apto a exercer a advocacia, como profissional liberal, trabalhar em empresas, escritórios e em órgãos governamentais, atuar na área de consultoria, ou ainda entrar para a carreira jurídica como delegado de polícia, juiz de direito, promotor público ou advogado do Estado etc.
O curso de direito exige bastante leitura, aquisição de cultura geral, exercício de memória, rapidez de raciocínio, elevado grau de associação, análise e coordenação de idéias, tudo voltado para a defesa dos interesses coletivos e dos interesses individuais.
Para exercer a profissão, o recém-formado é submetido ao exame da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB e, ao ser aprovado, recebe a carteira da OAB, que lhe faculta o exercício profissional.

Atividades Principais

  • elaborar, reformar e analisar contratos;
  • preparar e apresentar peças no interesse de empresas, instituições públicas etc.;
  • representar o cliente nas relações empregado/empregador, em questões trabalhistas e nas ligadas à Previdência;
  • como delegado de polícia, entre outras atividades, preparar inquérito, chefiar os investigadores de polícia, fiscalizar os setores de armamento e de trânsito;
  • como integrante do Ministério Público (promotor), entre outras atividades, promover ações penais, investigar, fiscalizar, apurar responsabilidades, promover ações na defesa do consumidor, do meio ambiente etc.;
  • como integrante da Magistratura (juiz), decidir conflitos, aplicar a lei, assegurar a proteção de direitos individuais (liberdade, manifestação de pensamento, intimidade, propriedade etc.).

Mercado de Trabalho

O bacharel em Direito possui um vasto campo de atividades, seja como autônomo, seja no serviço público, em empresas particulares e instituições financeiras.
Com a terceirização dos serviços, esses especialistas do Direito ganharam importância e evidência, por atuarem na elaboração de contratos, formação e dissolução de sociedades, ações civis, penais, comerciais e trabalhistas.
Também em consequência da instalação definitiva do Mercosul e do estreitamento das relações de comércio do Brasil com os países vizinhos, a área do Direito Internacional encontra-se em alta no mercado de trabalho.
Através de concurso público, o bacharel de Direito pode ingressar na carreira de delegado de polícia, promotor ou juiz de Direito, além de outras áreas do serviço público.

Duração do Curso

5 anos

Voltar Imprimir Topo
Direito
Copyright © 1997-2014 Curso Objetivo. Todos os direitos reservados.