Curso Objetivo

Login ou senha incorretos
0800 77 00 189                

Engenharia de Controle e Automação (Mecatrônica)


Assim como em todos os cursos de Engenharia, os alunos do curso de Engenharia de Computação têm uma formação geral, dentro da engenharia, bastante ampla, de modo a permitir maior flexibilidade e versatilidade ao profissional após sua graduação. Além dessa formação básica ampla, os graduados em Engenharia de Computação têm formação específica em engenharia eletrônica, com aplicações voltadas principalmente à área da informática, como arquitetura de computadores, redes e transmissão de dados.
O curso tem também o objetivo de formar profissionais com conhecimentos aprofundados em programação e arquitetura de computadores para aplicações na área da engenharia.
Isso possibilita a integração do profissional a equipes em departamentos de projetos, engenharia experimental, produção e de outros que vêm, cada dia mais, utilizando-se do computador como ferramenta indispensável para a realização das mais diversas tarefas que envolvem conhecimentos específicos da engenharia.

Atividades Principais

  • projetar, instalar e gerenciar sistemas computadorizados para controle da produção industrial;
  • criar equipamentos para uso em linhas de produção automatizadas;
  • projetar e programar robôs industriais utilizados no processo de fabricação;
  • utilizar máquinas programadas por computadores para a fabricação de peças mecânicas.

Mercado de Trabalho

O profissional pode atuar nas indústrias de automação, de informática, têxteis, metalúrgicas, de cerâmicas, automobilísticas, mecânicas etc.
O mercado de trabalho é crescente, especialmente na indústria nacional, na qual a automação é uma necessidade quando se busca maior competitividade (redução de custos e melhoria da qualidade).
Atualmente, a maioria dos profissionais que atuam neste mercado não tem preparo suficiente para o exercício da função. Cumpre salientar que o curso de Engenharia Mecatrônica foi criado justamente como uma resposta às necessidades das indústrias, especialmente de grande porte.

Duração do Curso

5 anos diurno, 6 anos noturno