Curso Objetivo

Login ou senha incorretos
0800 77 00 189                

Engenharia Elétrica


O curso de Engenharia Elétrica proporciona ao aluno um bom embasamento matemático, capacidade de abstração e o desenvolvimento de um raciocínio lógico, para assimilar os princípios da Física, especialmente os voltados para a eletricidade e o eletromagnetismo. Há uma grande preocupação em fazer com que o aluno aprenda a aprender.
Prepara o egresso para atuar na supervisão e coordenação técnica de estudos e projetos na área da computação, da eletrônica em geral e de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.
O engenheiro eletricista pode especializar-se em diversas modalidades, sendo as principais Eletrônica, Eletrotécnica e Telecomunicações.
O especialista em Eletrotécnica atua na geração, transmissão, distribuição e utilização de energia, através da elaboração de projetos, plantas e técnicas de execução. Além de providenciar os recursos, orienta a construção, instalação, funcionamento e manutenção de usinas, aparelhos e equipamentos elétricos. Nessa área, ele pode atuar ainda na elaboração de projetos de instalações elétricas prediais e industriais, projetos de linhas de transmissão e redes de distribuição de energia elétrica e na manutenção elétrica em geral.
O engenheiro eletricista que optar por Eletrônica trabalhará com computadores (hardware), equipamentos eletrônicos, sistemas de medição e controle elétrico e eletrônico, sistemas digitais e também automação e controle de máquinas e sistemas em geral. O engenheiro desta área pode atuar também na manutenção eletrônica em geral.
O engenheiro de telecomunicações atua em sistemas de comunicação e telecomunicação em geral (rádio, TV, telefonia etc.), cuidando tanto da emissão como da recepção de sinais.

Atividades Principais

  • projetar, construir e fazer manutenção de transmissores e receptores de rádio e televisão, centrais telefônicas, equipamentos de microondas etc.;
  • elaborar e aprimorar sistemas de controle e automação de máquinas operatrizes, usinas hidrelétricas e linhas de transmissão em geral;
  • projetar, construir, fazer a montagem, operação e manutenção das instalações industriais, sistemas de medição e controles elétricos;
  • atuar em todas as etapas do processo de geração, transmissão, distribuição e uso de energia elétrica e fontes alternativas de energia.

Mercado de Trabalho

O profissional formado nessa área pode atuar em indústrias, empresas de projetos e instalações, empresas comerciais de equipamentos eletrônicos, instituições científicas, empresas geradoras de energia elétrica etc.
Atualmente, está em alta o setor das telecomunicações e fibras óticas, em virtude da privatização desse serviço.
No setor eletrônico, as chances de uma boa colocação no mercado se ampliaram, tendo em vista a privatização desses serviços e a necessária renovação dos quadros profissionais, devida às novas técnicas e novos materiais.
Com a privatização dos geradores e fornecedores de energia elétrica, deverá ocorrer um aumento grande na procura de engenheiros eletrotécnicos.

Duração do Curso

5 anos