Curso Objetivo

Login ou senha incorretos
0800 77 00 189                

Engenharia Química


Procura-se fornecer ao graduado nesta área uma formação que lhe permita ampliar a aplicação dos princípios da química em novos produtos e projetar a construção e instalação de indústrias químicas.
Entre suas funções básicas encontram-se também o aperfeiçoamento das técnicas de extração de matérias-primas e o desenvolvimento de processos para a sua transformação e tratamento.
Esse profissional possui, ainda, intensa participação na indústria do petróleo, desde a prospecção até a transformação em
subprodutos essenciais.
Para desempenhar bem esta profissão, o candidato deve ter aptidão para a química, física e matemática e possuir espírito criativo

Atividades Principais

  • criação de novos produtos e novos processos de fabricação por meio de experiências desenvolvidas em laboratórios;
    tratamento de água e esgotos;
  • reciclagem de lixo e controle de poluição, através de processos que não afetam o meio ambiente;
  • planejamento e supervisão das operações e processos na indústria química;
  • definição do processo de produção, dos recursos materiais, equipamentos, processos de segurança, da estocagem e movimentação das matérias-primas e da produção nas indústrias químicas.

Mercado de Trabalho

O engenheiro químico pode-se especializar na fabricação de borracha, celulose, tintas, corantes, inseticidas, derivados do petróleo, resinas, medicamentos e bebidas.
Todas as atividades relacionadas com o meio ambiente, com a higiene industrial e com a segurança estão em franco desenvolvimento, por exigência dos órgãos governamentais, o que torna, assim, indispensável a presença desses profissionais para a adequação das empresas à legislação vigente.

Duração do Curso

5 anos