Página Inicial Busca
Você está em: Curso Objetivo / Vestibular / Carreiras e Profissões / Processamento de Dados

Processamento de Dados


O curso de Tecnologia em Processamento de Dados tem por objetivo formar profissionais aptos a projetar e desenvolver softwares aplicativos para empresas em geral.
O egresso desse curso está preparado para enfrentar problemas ligados à área computacional. Ademais, deve ser um especialista voltado para a utilização de computadores no processamento de informações para fins administrativos.
Um bom tecnólogo em processamento de dados precisa ter raciocínio lógico e criatividade, para poder abstrair as rotinas existentes nas organizações e, assim, adaptá-las ao funcionamento do computador. Ele deve conhecer hardware e software e saber trabalhar com programas e linguagens computacionais. Sua principal função é a de “ensinar” a máquina a trabalhar de acordo com as necessidades dos usuários.
Para os formados na área, uma das opções de trabalho mais comuns é a de operador de sistemas, que tem como encargo a instalação de software e a administração do computador com seus periféricos.

A eles também está destinada a tarefa de programar as aplicações, que põem em prática o projeto do analista. Da mesma forma, os postos de chefia estão abertos ao tecnólogo, que pode assumir cargos de gerente ou de coordenador de centro de processamento de dados (CPD).

Atividades Principais

  • controlar o fluxo de informações na empresa;
  • criar aplicativos diversos para implementar os sistemas;
  • ministrar aulas em cursos técnicos.

Mercado de Trabalho

Boa parte dos diplomados é absorvida por bancos, empresas de serviços e software houses, que desenvolvem programas computacionais para terceiros. Os especialistas no setor também encontram emprego em indústrias de tecnologia avançada, fazendo, por exemplo, programação de comandos numéricos e lidando com robótica. Outra alternativa para o tecnólogo é tornar-se um auditor, envolvendo-se com questões de segurança de sistemas, como o combate aos temíveis “vírus” de computador.
O mercado de trabalho é cada vez mais promissor, tendo em vista a facilidade de acesso à informática.
O profissional pode atuar como autônomo, prestando serviços. A preocupação maior é colocar no mercado um profissional plenamente capaz de programar, implantar e operar os mais diversos sistemas de computadores. Cabe ao tecnólogo em processamento de dados a codificação dos procedimentos elaborados pelo analista de sistemas para uma linguagem compatível com a utilização de um certo computador, de assistência e/ou consultoria a empresas. Pode ingressar no setor público, tanto no nível técnico como no nível de docência, e na iniciativa privada, que representa a maior demanda deste profissional.

Duração do Curso

3 anos

Voltar Imprimir Topo
Processamento de Dados
Copyright © 1997-2014 Curso Objetivo. Todos os direitos reservados.