Página Inicial Busca
Você está em: Curso Objetivo / Vestibular / Roteiro de Estudos / A Eletricidade do dia-a-dia

A Eletricidade


A Eletricidade do dia-a-dia

Economizando Energia Elétrica

Muitas medidas podem ser tomadas em nossas casas visando à utilização racional de energia elétrica. Esta deve ser uma atitude diária de cidadania, independentemente das campanhas educativas governamentais. Entretanto, em virtude da estiagem, o baixo nível das represas levou as autoridades governamentais a tomarem medidas mais radicais, como o racionamento e a cobrança de multas para quem superar metas pré-estabelecidas de consumo de energia elétrica. Na hipótese de tais medidas não serem atingidas, as autoridades aventaram a possibilidade de, durante certos períodos, não haver fornecimento de energia elétrica para determinadas regiões. São os chamados "apagões".

Através de atitudes simples podemos economizar energia elétrica em nossas residências:

  • Chuveiro elétrico
    Limite o tempo de banho e use a chave seletora na posição "verão".
  • Geladeiras
    Abra a geladeira o menos possível. Não coloque alimentos quentes dentro dela. Mantenha as borrachas de vedação em bom estado. Não utilize a parte de trás do refrigerador para secar roupas. Faça periodicamente o degelo do congelador.
  • Ferro elétrico
    Procure passar toda a roupa de uma só vez. Comece pelas roupas que exigem temperaturas mais baixas. Se o ferro for automático, use a temperatura indicada para cada tecido.
  • Televisor
    Não ligue o televisor desnecessariamente, isto é, sem ninguém assistindo. Somente ligue o televisor quando for realmente assistir a um programa. Evite dormir com o televisor ligado.
  • Máquina de lavar, lava-louça e secadora
    Junte a quantidade máxima de roupa e de louça, para, então, ligar o aparelho.
  • Lâmpadas elétricas
    Troque as lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes. Estas últimas têm maior vida útil e consomem menos energia elétrica por terem menor potência. Sempre apague as lâmpadas que não estiver usando.

A Eletricidade do dia-a-dia

O medidor de energia elétrica

O medidor de energia elétrica de uma residência, comumente chamado de " relógio de luz", é constituído de quatro reloginhos, conforme está esquematizado abaixo:

A Eletricidade do dia-a-dia

A leitura deve ser feita da esquerda para a direita. O primeiro reloginho indica o milhar e os demais fornecem, respectivamente, a centena, a dezena e a unidade. A medida é expressa em kWh. A leitura é sempre o último número ultrapassado pelo ponteiro no seu sentido de rotação.

O sentido de rotação é o sentido crescente da numeração. Assim, a leitura do medidor representado é 2614 kWh.
Vamos supor que, após um mês da medida efetuada, o funcionário da companhia de energia elétrica retorne à residência e realize uma nova leitura, com os ponteiros assumindo as posições indicadas abaixo:

A Eletricidade do dia-a-dia

A leitura, neste caso, é 3045 kWh. A diferença entre as leituras fornece o consumo mensal: 3045 kWh – 2614 kWh = 431 kWh

Voltar Imprimir Topo
Copyright © 1997-2014 Curso Objetivo. Todos os direitos reservados.