Curso Objetivo

Login ou senha incorretos
0800 77 00 189                

Palestra apresenta as novidades para o vestibular Fuvest 2019


16/08/2018
Fundação Universitária para o Vestibular

Os alunos do ensino médio e do curso pré-vestibular Objetivo tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra com o Prof. Renato Freire, diretor executivo da Fuvest, que apresentou todas as novidades para o vestibular 2019 da instituição. O evento aconteceu no auditório do Objetivo Paulista, com a participação atenta dos vestibulandos que sonham com uma vaga na Universidade de São Paulo (USP).

A USP oferecerá, para o próximo ano, 11.147 vagas em seus 183 cursos de graduação, distribuídos em oito campi localizados no estado de São Paulo. Desse total, 8.362 vagas serão preenchidas por meio do vestibular da Fuvest; as demais 2.785 vagas serão disponibilizadas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que adota como critério de classificação a nota do Enem. “Não considero os dois sistemas excludentes. Vocês deveriam tentar as duas formas de ingresso”, sugeriu o Prof. Freire.

A primeira lição de casa para os vestibulandos que almejam uma vaga na USP é baixar o Manual do Candidato, disponível no site www.fuvest.br, e ler com atenção todas as informações ali contidas.

A primeira novidade apresentada para o próximo vestibular são as ações afirmativas adotadas para atingir em 2019 a meta de 40% dos novos alunos oriundos de escolas públicas. Ao efetuar a inscrição no vestibular, o candidato deve optar por uma das três modalidades de ingresso:

Ampla Concorrência (AC) - vagas para todos os candidatos, sem exigência de nenhum pré-requisito.

Ação Afirmativa Escola Pública (EP) - vagas destinadas aos candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Ação Afirmativa Preto, Pardo e Indígena (PPI) - vagas destinadas aos candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

O candidato concorrerá às vagas disponibilizadas para a modalidade na qual se inscreveu. Portanto, uma única carreira terá notas de corte diferentes para cada modalidade de ingresso, a depender do desempenho dos candidatos nas provas da primeira fase.

Dessa forma, o sistema de bonificação Inclusp/Pasusp deixa de existir, pois a concorrência se dá apenas entre estudantes com o mesmo perfil. “Como as notas de corte não terão mais bonificação, elas corresponderão unicamente à pontuação na prova da primeira fase”, esclareceu o palestrante.

Também no ato da inscrição, o candidato deverá adicionar uma foto para a tecnologia de reconhecimento facial, que será empregada em todos os dias de provas. “Essa medida é uma forma de reafirmar a lisura do processo seletivo”, justificou o Prof. Freire.

O candidato que necessitar retificar as informações cadastradas poderá alterar seus dados até as 11h59 do dia 14 de setembro, prazo final para inscrição no vestibular.

A primeira fase continuará apresentando 90 questões de múltipla escolha, com cinco horas de duração. Contudo, os candidatos só poderão sair da sala após as 17 horas.

A segunda fase da Fuvest terá um dia a menos de provas. Até este ano, a segunda fase era composta de três provas discursivas realizadas em três dias seguidos. A partir do vestibular 2019, todos os candidatos farão somente duas provas na segunda fase: a de português e redação, que permanece igual aos vestibulares anteriores, e a de conhecimentos específicos, com doze questões discursivas de duas a quatro disciplinas, de acordo com a carreira escolhida. As provas terão quatro horas de duração, devendo os candidatos permanecer na sala obrigatoriamente até as 16 horas. Em todos os locais de prova haverá um relógio analógico para que os candidatos possam controlar o tempo. É obrigatório o uso de caneta esferográfica azul em todas as provas.

Outra novidade apresentada para 2019: serão convocados para a segunda fase do vestibular quatro candidatos por vaga, dentro de cada carreira e de cada modalidade de ingresso oferecida. Isso corresponderá a aproximadamente 35 mil candidatos aprovados na primeira fase do exame. Não haverá mais o Processo de Reescolha.

Fiquem atentos às datas mais importantes do vestibular Fuvest 2019:

Inscrições – de 13/8 a 14/9/18
Prova da 1ª fase – 25/11/18
Provas da 2ª fase – 6 e 7/1/19
Primeira chamada – 24/1/19
Primeira matrícula (totalmente on-line) – 28 e 29/1/19
Início das aulas na USP – 18/2/19

Assista à entrevista na íntegra com o Prof. Renato Freire, gravada com exclusividade pela TV Web Objetivo: Vestibular Fuvest 2019

Palestra apresenta as novidades para o vestibular Fuvest 2019 Palestra apresenta as novidades para o vestibular Fuvest 2019 Palestra apresenta as novidades para o vestibular Fuvest 2019 Palestra apresenta as novidades para o vestibular Fuvest 2019 Palestra apresenta as novidades para o vestibular Fuvest 2019