Curso Objetivo

Login ou senha incorretos
0800 77 00 189                

Fuvest anuncia endereços dos locais de prova da 1ª fase do Vestibular 2019


16/11/2018
Fundação Universitária para o Vestibular

A Fundação Universitária Para o Vestibular (Fuvest) divulga nesta sexta-feira, 16 de novembro, os locais de prova da primeira fase do Vestibular 2019. Esta etapa da seleção está prevista para o próximo dia 25, com abertura dos portões às 12h30 e início da avaliação às 13h.

Acompanhe a divulgação dos locais de prova!

Os candidatos devem levar documento de identificação original com foto e caneta de tinta azul (fabricada em material transparente). Lápis, borracha e régua transparentes serão aceitos para rascunhos. 

Primeira Fase

Esta primeira etapa será composta por 90 questões objetivas de Português, Inglês, Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia, sendo algumas interdisciplinares.

As provas serão aplicadas nas cidades de São Paulo, Barueri, Carapicuíba, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Taboão da Serra, Araçatuba, Barretos, Botucatu, Bauru, Campinas, Fernandópolis, Franca, Itapeva, Jaú, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi Mirim, Piracicaba, Pirassununga, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté. 

Segunda Etapa

Serão eliminados do Vestibular os candidatos que tiverem acerto abaixo de 27 questões da primeira fase, ou seja, 30% do total. A Fuvest convocará até 4 vezes o número de vestibulandos para a realização da segunda etapa. 

Os convocados para a segunda etapa serão conhecidos em 10 de dezembro. Neste mesmo dia, a Fuvest liberará os locais de prova. 

Nesta edição, a segunda etapa do Vestibular traz uma novidade: a redução em um dia de provas. Esta fase será aplicada em 6 e 7 de janeiro.

Como era

1º dia: 10 questões de português e uma redação
2º dia: 16 questões sobre disciplinas obrigatórias do ensino médio
3º dia: 12 questões de duas ou três disciplinas específicas ao curso

Como ficou

1º dia: 10 questões de português e uma redação
2º dia: 12 questões de duas a quatro disciplinas específicas ao curso escolhido

Os cursos de Artes Visuais, Música e Artes Cênicas têm etapa adicional: o teste de habilidades específicas. O cronograma é o seguinte:

  1. Artes Visuais: 16 de dezembro
  2. Música (ECA/São Paulo): 16 a 21 de dezembro
  3. Música (Ribeirão Preto): 17 a 21 de dezembro
  4. Artes Cênicas: 9 a 11 de janeiro

Resultados

O resultado final do Vestibular da Fuvest será anunciado em 24 de janeiro de 2019. Os aprovados serão matriculados nos dias 28 e 29 seguintes.

A Fuvest optou pela redução de chamadas em seu vestibular. Não terá mais a sexta convocação tradicional e as duas reescolhas (responsáveis pelas duas últimas aprovações) também foram extintas. 

Como era: 6 chamadas + 2 reescolhas

Como ficou: 5 chamadas 

Abaixo é possível ver todas as chamadas do Vestibular 2019 da Fuvest:

  • 1ª chamada: 24 de janeiro
  • 2ª chamada: 1º de fevereiro
  • 3ª chamada: 8 de fevereiro
  • 4ª chamada: 15 de fevereiro
  • 5ª chamada: 22 de fevereiro

Vagas

A Fuvest é responsável pelo preenchimento de 8.362 vagas na Universidade de São Paulo (USP). As oportunidades são para São Paulo, Bauru, São Carlos, Lorena, Piracicaba, Pirassununga e Ribeirão Preto.

Destas oportunidades, a reserva para cotas é de 40%, ou seja, 2.331 vagas. As oportunidades são divididas em 1.475 para estudantes de escolas públicas independente de etnia e 756 para os alunos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. 

O objetivo da USP é de que o percentual para cotas chegue a 50% no Vestibular 2021. Mais informações no Manual do Candidato e no site da Fuvest.

Fonte: UOL Vestibular