Curso Objetivo

Login ou senha incorretos
0800 77 00 189                

O Bom Português


Esse casaco ou Este casaco?

Este e isto sãopronomes demonstrativos que indicam o que está próximo de mim; esse e issoindicam o que está próximo do interlocutor (você, tu).

Portanto, este casaco é o que estou vestindo ou o que está perto de mim; esse casaco é o do interlocutor ou o que está perto dele. De forma geral, este se usa para o que está mais próximo;esse, para o menos próximo e aquele, para o mais distante: X e Y vieram; este (Y) chegou cedo; aquele (X), muito atrasado. Este indica o presente (este ano em curso), o que está adiante ou a seguir (estes exemplos que vou apresentar); esse indica o passado (esse ano que se encerrou), o que ficou para trás (esses exemplos que apresentei).

Este (esta, isto) indica o que está próximo de quem fala. Esse (essa, isso) indica o que está próximo da pessoa com quem se fala. Portanto, este casaco é o que estou vestindo ou está perto de mim; esse casaco é o do meu interlocutor ou o que está perto dele. Este indica o presente (este ano em curso) ou o que está adiante ou a seguir (estes exemplos que vou apresentar). Esse indica o passado (esse ano que se encerrou), o que ficou para trás (esses exemplos que apresentei).

Note-se que, na língua falada, só em registro formal se mantém essa oposição. Na linguagem coloquial brasileira de registro informal, houve uma neutralização (um apagamento) da diferença, pois o grupo consonantal -st- é normalmente pronunciado como -ss-. Em consequência, os pronomes esse/essa/isso assumiram as funções antes reservadas aeste/esta/isto, daí decorrendo as dúvidas quanto ao emprego de uns ou outros na escrita.


Confira mais dicas