Bacharéis de Ciência da Computação trabalham na elaboração de programas de informática; são responsáveis por projetar e desenvolver softwares, criar e fazer a manutenção de ambientes tecnológicos como banco de dados, sistemas operacionais, rede de computadores, etc.
Quem se forma em Ciência da Computação pode dedicar-se também aos aspectos científicos da área, trabalhando no desenvolvimento e adaptação de sistemas importados, no processamento de dados científicos e técnicos, bem como na criação de novas linguagens de programação e novas arquiteturas de hardware.
O currículo do curso inclui disciplinas que englobam os aspectos mais avançados da computação, além de Matemática, Eletricidade e algumas disciplinas de Administração e Empreendedorismo, que auxiliam o formado a cumprir o seu papel com dinamismo, objetividade e eficiência nas seguintes áreas:
Banco de dados
Desenvolvendo programas para organizar, classificar e indexar informações.
Desenvolvimento de softwares e aplicativos
Elaborando os mais diversos programas para computadores, como aplicativos e jogos para celulares.
Marketing e vendas
Trabalhando com a divulgação e venda dos produtos desenvolvidos, com conhecimentos para analisar e planejar novos produtos.
Suporte
Auxiliando os usuários de equipamentos e programas, fazendo a manutenção deles e de sistemas e redes de computadores quando requisitado.
As perspectivas atuais são ótimas para cientistas da computação, principalmente nas empresas privadas, de consultoria, universidades, órgãos governamentais, e fabricantes de softwares e hardwares. Conhecimentos de datacenter, big data, segurança cibernética, internet das coisas e nuvem são diferenciais positivos no mercado.
A expansão do meio mobile fez a área de desenvolvimento de aplicativos crescer muito nos últimos anos, por isso as empresas procuram profissionais capazes de trabalhar nas plataformas móveis (Android e iOS).
Outra alternativa para quem se gradua em Ciências da Computação é atuar com análise de problemas e soluções, sendo responsável pelo gerenciamento de dados em instituições financeiras e por informatizar informações das empresas.
Atualmente muitas empresas buscam cientistas da computação para cargos de gerência de TI, nos quais são responsáveis pela infraestrutura de tecnologia da companhia, cuidando de help desks, backup de dados, redes de telefonia e segurança.
A grande tendência do mercado atual está relacionada ao comércio eletrônico, por isso, especialistas em Arquitetura de Sistemas são procurados para dar suporte à usabilidade e a facilidade de obtenção de informação em websites, intranets e comunidades on-line em tempo real.
4 anos