Isenção de taxa do Enem 2025 encerra hoje (02)

Participantes que queiram realizar o exame de forma gratuita devem comprovar os requisitos para ganhar o benefício.

Participantes do Enem 2025 têm até hoje, 02 de maio, para entrar com a solicitação de isenção da taxa de inscrição do exame. O benefício é concedido a pessoas que encaixam nos requisitos solicitados.

Faça aqui a isenção de taxa!

O período de isenção de taxa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi prorrogado, a princípio iria até o dia 25 de abril. 

O pedido de isenção de taxa do Enem é feito de forma on-line, por meio da página do Enem, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Para acompanhar a solicitação de isenção de taxa e verificar o resultado é preciso conectar à Página do Participante, para entrar são utilizados os dados da conta gov.br. O resultado preliminar estará disponível em 12 de maio.

Quem pode fazer a isenção de taxa do Enem 2025?

Podem pedir a isenção de taxa do Enem 2025 participantes que se enquadrem em um dos seguintes pré-requisitos:

  • Estar matriculado no terceiro ano do ensino médio em escola pública no ano de 2025;
  • Ter cursado o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular;
  • Ter renda familiar mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio;
  • Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  • Ser contemplado pelo programa Pé-de-Meia.

O resultado preliminar dos pedidos de isenção de taxa serão divulgados no dia 12 de maio. É possível entrar com recurso sobre esse resultado, entre os dias 12 e 16 de maio. Após o recurso, o resultado final será divulgado em 22 de maio.

Justificativa de ausência do Enem 2024

Também encerra o prazo para justificar a ausência do Enem 2024. Precisam se justificar participantes que tenham ganhado a isenção de taxa e não compareceram ao exame. A justificativa é feita em conjunto com o pedido de isenção de taxa.

Podem justificar a ausência no Enem 2024 participantes que tenham passado por situações que impediu a participação no exame, como morte na família, acidente de trânsito, assalto ou furto, maternidade ou paternidade, trabalho ou deslocamento a trabalho, etc.

É preciso apresentar os devidos documentos que comprove a situação. Não são aceitos documentos autodeclarados ou emitidos por pais ou responsáveis.

Confira a notícia na integra no site do: Brasil Escola