ITA aplica provas da 1ª fase do Vestibular 2025 neste domingo (13)
Processo seletivo é considerado uma dos mais difíceis e disputados do Brasil
As provas da 1ª fase do Vestibular 2025 do ITA serão aplicadas no próximo domingo, 13 de outubro, em várias cidades do Brasil. O local de prova já foi informado aos inscritos.
Confira local de prova 1ª fase ITA 2025
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) oferece 180 vagas em cursos de engenharias, 30 a mais do que na edição anterior. O ITA está localizado na cidade de São José dos Campos, em São Paulo.
Os candidatos disputam vagas no Quadro de Oficiais Engenheiros da Ativa (QOEng) e da Reserva da Aeronáutica. Lembrando que os estudantes da Ativa, são aqueles que seguirão carreira militar, já os da Reserva são os que não optam pela carreira militar.
Orientações para Vestibular 2025 do ITA
Conforme o Edital do ITA, os candidatos devem seguir as seguintes orientações no dia da provas do vestibular:
- Os portões serão abertos às 11h30 e fechados às 12h30 de acordo com o Horário Oficial de Brasília (DF);
- Deve-se chegar uma hora e meia de antecedência nos dias de realização do exame;
- O Cartão de Inscrição deve ser impresso e levado pelo candidato no dia da prova (não será aceito em formato digital);
- É necessário levar documento de identificação original com foto;
- Os candidatos devem levar caneta de tinta preta (fabricada em material transparente). O ITA permitirá lápis ou lapiseira, borracha, régua transparente simples e compasso para o rascunho.
- Celulares devem ficar desligados e guardados no local em que o ITA destinará para que os candidatos deixem seus objetos pessoais. Os pertences só poderão ser retirados pelos participantes após a entrega do cartão-resposta, na saída da prova.
- O cabelo não poderá cobrir as orelhas durante a prova.
Como são as provas do Vestibular 2025 do ITA?
As provas do Vestibular 2025 do ITA são divididas em duas fases e são conhecidas como Exame de Escolaridade. Confira como é a composição de cada uma:
-
1ª fase – 13 de outubro
- 48 questões objetivas de Matemática, Física, Química e inglês, sendo 12 itens para cada uma das matérias.
-
2ª fase – 5 a 8 de novembro
- 10 questões dissertativas de cada uma das disciplinas: matemática, física, química;
- Produção textual de uma redação;
- 15 questões objetivas de português.
Os conteúdos cobrados na avaliação são referentes aos temas estudados ao longo do ensino médio. Uma das mudanças para esta edição é que o vestibular não cobrará mais uma lista de leituras obrigatórias. O conteúdo programática de Língua Portuguesa exige dos candidatos um contato com obras de diferentes períodos das literaturas brasileira e portuguesa.
Inspeção de Saúde
Os participantes aprovados nas duas fases do Exame de Escolaridade terão de passar por uma terceira etapa, a Inspeção de Saúde.
Para essa fase serão classificados até 288 participantes de Ampla Concorrência e 72 para as vagas de cotas. A Inspeção de Saúde consiste em uma avaliação psicofísica de caráter eliminatório.
Veja a notícia na íntegra no site do Brasil Escola