Estudantes podem fazer inscrição para o Enem 2025 na Página do Participante
A inscrição do Enem 2025 abriu na manhã de hoje, 26 de maio. Os interessados podem fazer o cadastro até o dia 6 junho. A taxa custa R$ 85 e pode ser paga até o dia 11 de junho.
Conforme o Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza o exame, a taxa de inscrição do Enem 2025 poderá ser paga por Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança, dentre outros.
Na última sexta-feira (23), o Inep liberou o Edital do Enem 2025, com informações como datas, como são as provas, como funciona o atendimento especializado no dia das provas e muito mais.
Isenção do Enem 2025
O Inep já recebeu solicitações de isenção de taxa de estudantes da rede pública, bolsistas da particular, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e participantes do programa Pé-de-Meia.
A lista de candidatos beneficiados com a gratuidade já foi liberada. Quem foi contemplado com a isenção também precisa fazer cadastro no exame educacional.
Durante o mesmo prazo de isenções, também foram aceitas justificativas de ausência do Enem 2024. Nesse caso, pôde participar quem ganhou a isenção ano passado, mas não pôde comparecer às provas, e precisou solicitar gratuidade novamente nesta edição.
Inscrição do Enem 2025
Antes de fazer a inscrição do Enem 2025, o candidato precisa fazer uma conta no Portal Gov.br para, em seguida, fazer o cadastro na página do Enem.
É necessário que os alunos insiram dados pessoais, como nome completo, número de documento, local de nascimento, entre outros. Também se devem colocar informações sobre escolaridade e de renda.
Algumas informações podem ser alteradas somente durante o prazo para se inscrever no Enem 2025, tais como língua estrangeira e local onde fazer a prova.
Durante o mesmo prazo de inscrição do Enem 2025, os alunos poderão solicitar tratamento pelo nome social.
Confira a notícia na integra no site do: Brasil Escola